segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pascom capacita correspondentes

A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação realizará encontro de formação para os correspondentes do programa Ritmo Pastoral, dia 12 de fevereiro, no Centro Pastoral Pio X, subsolo da Catedral. O objetivo é fazer uma reciclagem para os correspondentes veteranos e capacitar os novos, em linguagem e redação de textos para o Rádio.

O Ritmo Pastoral é levado ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h30 às 14h, e aos sábados, às 7 horas, pela Rádio Rural de Natal. Os correspondentes participam com informações das paróquias, cada um deles uma vez por semana, em dia previamente determinado. Atualmente, são mais de 30 correspondentes, o que dá uma média de participação de cinco a sete, por dia.

Comunicação é tema do curso de formação do clero natalense


O curso do clero da Arquidiocese de Natal será realizado no período de 15 a 17 de fevereiro, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, Natal. O tema será “Os desafios e as oportunidades da Comunicação na era da localização e globalização - um olhar para os novos tempos”. O assessor é o Pe. Gildásio Mendes, salesiano, atualmente na Inspetoria de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Pe. Gildásio tem mestrado em jornalismo, pela Pontifícia Universidade Salesiana, de Roma, e em realidade virtual, pelo Departamento de Telecomunicação da Michigan State University, dos Estados Unidos, na qual também fez doutorado em Comunicação. No Brasil, ele assessorou a CNBB em algumas áreas da Comunicação e é membro do Comitê Internacional de Estudos da Comunicação, da Congregação Salesiana e do Conselho Nacional do Boletim Salesiano.

Para ele, “evangelizar e catequizar na era das novas tecnologias digitais, na era da informação e da chamada cultura midiática, é urgente e necessário a compreensão dos novos fenômenos da comunicação, que compreende as novas linguagens, novos métodos, novos conteúdos, novos atores e redes envolvidas nos processos comunicativos”. “Evangelização e comunicação formam um binômio inseparável”, diz.


FONTE: Site da Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pascom de Ceará-Mirim define ações

A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, vai atuar, neste ano de 2011, a partir de três núcleos: formação/estruturação, rádio, multimídia/Jornal A Ordem. “Algumas atividades serão desenvolvidas nos setores pastorais, de acordo com orientação da Assembleia Pastoral Paroquial”, explica o coordenador da Pascom, Adriano Israel. “Vamos, também, fazer um estudo sobre comunicação, baseado no Documento de Aparecida, e sobre o método da Leitura Orante da Bíblia”, acrescenta Adriano.

De acordo com o coordenador, na área de rádio, a partir de março, o Programa Estação de Louvor, passará a ser apresentado de segunda a quinta-feira, na 87 FM, atendendo a pedido de ouvintes. Já, o Panorama de Fé será apresentado às sextas-feiras; aos sábados, um programa dedicado a Nossa Senhora; e, no domingo, às 6h, o Programa Dia do Senhor, e, às 6h30, transmissão da missa, direto da Igreja Matriz.

O site da Paróquia também ganhará um novo layout e novos conteúdos. O endereço é: www.nsconceicao.com.br. Em relação ao Jornal A Ordem, a equipe intensificará a campanha de assinaturas. Os assinantes, em Ceará-Mirim, receberão brindes, no ato da assinatura ou renovação, através de patrocinadores locais. “Desenvolveremos um ótimo trabalho, em 2011, desde que cada um assuma a missão de agente da Pastoral da Comunicação”, acredita o coordenador.

Fonte: Site Arquidiocese de Natal

CNBB reúne grupo para pensar a Pascom

O Setor de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB reunirá um grupo formado por sete pessoas, em Brasília, no período de 23 a 29 de janeiro, com a finalidade de refletir sobre a ação da Pastoral da Comunicação. A integrante da coordenação da Pascom, na Arquidiocese de Natal, Cacilda Medeiros, foi convidada a integrar o grupo. “A partir da experiência do trabalho realizado na Arquidiocese de Natal e no Regional Nordeste 2, esperamos contribuir com o fortalecimento da Pastoral da Comunicação, no Brasil”, diz Cacilda.

Segundo a assessora do Setor, Irmã Élide Fogolari, a intenção é, como fruto do encontro, o grupo escrever a segunda edição do livro “Novas Fronteiras da Pastoral da Comunicação”, publicado pela Editora Paulinas, em 2009. A primeira edição foi escrito pela própria Irmã Élide e pela professora Rosane Borges.