sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Salvador sedia o 5º Encontro Nacional do movimento Terço dos Homens


A cidade de Salvador, Bahia, sediará, no próximo dia 14 de novembro, o 5° Encontro Nacional do movimento Terço dos Homens. O evento, que deve reunir mais de 30 mil pessoas, entre integrantes dos grupos do terço dos homens e seus familiares, no estádio de futebol de Pituaçu, terá a presença do arcebispo da capital baiana e primaz do Brasil, cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo.

De acordo com informações da arquidiocese de Salvador, o encontro, cujo tema é "Convertidos por Jesus, evangelizamos com Maria", terá em sua programação: momentos de oração do terço, testemunhos de participantes do movimento, show musicais, duas palestras, a celebração de uma Santa Missa, além de uma apresentação do Padre Antonio Maria.

Terço dos Homens
O movimento Terço dos Homens surgiu, no Brasil, por volta de 1950, quando o diácono João Luis Pozzobon, da cidade de Santa Maria, interior do Rio grande do Sul, resolveu juntar um grupo de homens da região para rezar o terço mensalmente. Desde então, o movimento tem arrebanhado centenas de homens para orar e fortalecer o espírito cristão dentro e fora da família.

Fonte: www.arautos.org.br

Faculdade oferece cursos de extensão

A Faculdade Dom Heitor Sales oferece cursos de extensão sobre “Iniciação à Sagrada Escritura” e outro sobre “Mariologia”. O primeiro será ministrado pelo Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz, e o segundo pelo Frei Joacy Borges. As aulas serão ministradas aos sábados, das 14 às 17h, no período de 6 a 27 de novembro, na sede da Faculdade, instalada no ITEPAN, no bairro da Ribeira, em Natal.

As inscrições estão abertas até o dia 5 de novembro, no ITEPAN. A taxa de inscrição é de cinquenta reais. Os dois cursos são abertos a qualquer pessoa.

Também, no período de 8 a 30 de novembro, a Faculdade abrirá inscrições para o processo seletivo 2011, para os cursos de licenciatura em Filosofia e de bacharelado em Teologia.
O processo seletivo acontecerá no dia 19 de dezembro deste ano, constituído de uma prova objetiva e uma redação. A taxa de inscrição para o processo seletivo é de vinte reais. Mais informações pelo telefone: (84) 3615-2827.
Postado por Pascom Angicos RN às 12:45

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pascom do Nordeste 2 tem plano para 2011 e 2012

A Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2, da CNBB, definiu um plano de ação para os próximos dois anos. Em nível regional, a Pascom promoverá o 4º Mutirão de Comunicação, em setembro de 2011, em Maceió (AL), e criará uma agência de notícias. Para as Dioceses, o plano também traz várias pistas de ações, como a comemoração do Dia Mundial das Comunicações, a formação para novos agentes da Pascom, encontros com padres e seminaristas, e retiro espiritual para agentes da Pascom.

Os coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação se reúnem, mensalmente, com a equipe de articulação regional, de forma virtual, através da ferramenta msn. “Essas reuniões são momentos de troca de experiências, de informações e para prepararmos atividades, como o Mutirão de Comunicação”, explica a articuladora regional da Pascom, Cacilda Medeiros.
O Plano para 2011-2012 foi elaborado durante o Encontro Regional, com os coordenadores diocesanos, realizado de 22 a 24 de outubro, em Recife (PE), com assessoria de Francisco Morais, ex-coordenador da Pascom, na Arquidiocese de Natal. As ações previstas no Plano serão avaliadas em dois momentos: durante o Mutirão, em Maceió, e outubro de 2012, durante encontro dos coordenadores, em Campina Grande (PE).

O Regional Nordeste 2 é formado por 21 dioceses, dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

sábado, 23 de outubro de 2010

Mensagem sobre a comunicação


De que mais precisamos deste mundo, senão de comunicação?
Senhor, Tu que és a verdadeira Comunicação, a Palavra eterna do pai, o sopro de Deus que gera vida, somente Tu podes nos indicar o caminho das relações humanas, cristãs, de que o mundo carece.
A pessoas procuram.
Os povos anseiam.
As nações buscam, enquanto erram nos acertos.

Temos fome e sede de comunicação.
Aquela que faz as pessoas se respeitarem, se solidarizarem.
Aquela que constrói pontes. Diálogo.
Aquela comunicação que não nasce da pura tecnologia, mas que usando os meios de comunicação, constrói a justiça, o amor.
Desperta a ética. Traz a felicidade.
O gosto, já tão perdido, de estarmos juntos, ao redor da mesma mesa do pão, da solidariedade, do reconhecimento, enfim, de que somos humanos e irmãos.

Temos motivo para ter esperança, porque tu vieste com uma lógica tão diferente daquela que nossas vidas seguem,
mas que se esvaziam rapidamente, porque o brilho do mercado se esvai e a frustração fica. Temos motivo para a esperança, porque nasceu a comunicação!
Tu mesmo, Senhor, te tornaste comunicação, para nos dar o exemplo de superar o medo e abrir o coração para que, nele, tu faças o presépio onde nascer.
De novo!


Joana T Puntel

A EVANGELIZAÇÃO NA INTERNET

Deus lhe deu a capacidade de evangelizar pela internet. Assim como tem coisas que só sacerdote é capaz de exercer, assim é você, que tem lugar na internet que só você sabe como está.

Não é questão de atender milhares de acessos, é questão de levar a evangelização um a um. Repito, não é questão de modernidade e de novos equipamentos, mas tudo é canal para que Jesus seja mais conhecido.

Deus deu a capacidade para que vocês cheguem a alguns locais na internet. Mas para levar Jesus, vocês precisam ser homens e mulheres de oração, de Eucaristia e leituras, pois a tentação dos internautas são os milhares de acessos, o sucesso da rede. Pode haver milhares de acessos em bobeiras, mas é preferível poucos acessos e evangelizar.

Talvez a internet, para o uso cristão, não atenda a milhares de acesos, porque vamos contra o mundo. Corremos o risco de querer evangelizar de forma indireta para ter os milhares de acessos; e aí passamos a falar indiretamente neste meio, falar em felicidade, em valores e não falar o nome de Jesus.

Jesus diz que todos irão morrer, mas a preocupação de Deus é a conversão, não importa a causa da morte.

A preocupação de Jesus não é a primeira morte, a preocupação de Jesus é com a segunda morte, que é o inferno. O inferno não foi feito para nós, mas para os demônios.

Internautas, avaliem a vida de vocês. Antes de se preocuparem com os milhões de acessos, preocupem-se com o acesso com Deus. Vamos atrás de conteúdo para disponibilizar neste meio [internet], mas este conteúdo precisa atingir você.

É preciso trabalhar na eficácia da evangelização, é preciso rezar, pedir o auxílio do Espirito Santo.

Cuidado para que você não corra o risco de falar só o que você pensa e não o que Deus pensa. Você precisa pegar a inspiração do coração de Deus e assim atingir a evangelização. Não é questão de milhares de acessos; se quiserem milhares de acessos, usem o conteúdo do mundo, mas prefira poucos acessos e levem o nome de Jesus. Não esqueça que Jesus escolheu só 12 homens - e ainda foi traído por um - e foi com 11 homens que se espalhou para o mundo que Jesus é o Senhor.

Padre José Augusto
Padre da Comunidade Canção Nova

Fonte: www.cancaonova.com.br